“Funil de Vendas: o que é?” decerto é uma pergunta feita por todo iniciante no mercado digital. E esta técnica pode ser utilizada no marketing de afiliados para alavancar suas vendas.
Quem está começando as vendas como afiliados, sempre procura estratégias para alavancar as vendas, como e-mail marketing, postagens em redes sociais, métodos de escrita para vender, entre outros.
Cada estratégia é complexa e precisa cumprir etapas para chegar no seu objetivo, que é vender.
Muita gente tenta táticas de vendas simples, como o exemplo que citamos de postagens em redes sociais, mas isso pode ser considerado Spam e colocar seus planos por água abaixo.
Por isso, quando decidir investir nisso, pesquise muito para não perder seu tempo com táticas que não vão atrair clientes.
Para você entender melhor, vou te contar o que é o funil de vendas, uma técnica que funciona da maneira como é nomeada (como um funil mesmo) e precisa ser estudada para que atinja seu público.
Para atrair o cliente, o funil precisa ser bem estruturado e envolve alguns sacrifícios. Como por exemplo, começar com conteúdos gratuitos.
Conteúdo
Funil de Vendas: O que é?
Imagine um funil, com a parte de cima maior, acabando com a menor. Cada camada, ou etapa do funil, precisa levar a outra.
Por exemplo, se a pessoa desistiu de compras e você percebeu, ofereça um produto mais barato, ou se ela comprou algo mas você ainda não atingiu seu objetivo, ofereça algum complementar.
Em três etapas, veja esse funil de vendas: primeiro ofereça conteúdo gratuito através de cadastro de e-mail, por exemplo.
Depois, tente resolver o que o cliente precisa com esse mesmo conteúdo sem ele ter que pagar nada e na terceira etapa, “fisgue” o cliente com uma continuação ou conteúdo completo.
Uma dica importante para vender o seu produto e utilizar bem o leque de estratégias é pesquisar muito sobre ele.
Só assim você vai entender como será sua tática no funil de vendas e de que forma o seu público será melhor atingido.
As técnicas mais utilizadas
Existem três técnicas mais utilizadas no funil de vendas, seja quando você é afiliado em um dos sites mais famosos ou vende por conta própria, através de canais do Youtube ou parcerias pagas em redes sociais. Vamos citar essas estratégias para alavancar suas vendas.
Upsell
Para fazer o Upsell, alguma venda já deve ter sido realizada. Isso porque após uma venda, imagine que o serviço tem um tempo estipulado de quinze dias, ou mais.
A tática é vender o produto e oferecer algo para manter aquele cliente, uma consultoria, ou um serviço que dura mais tempo, como um mês.
Downsell
Essa estratégia precisa entrar quando o cliente desiste da compra, por isso você precisa ter um controle e saber exatamente quem é o público que está comprando e você.
Descubra os motivos que o fez desistir da compra para entrar com o convencimento.
Se o motivo por financeiro, tente oferecer um serviço parecido por um valor menor, por exemplo.
Digamos que você precisa vender um curso de educação financeira. Por causa do preço, o cliente desiste, ou porque faltou algum módulo do interesse dele.
Neste caso, tente oferecer um menor, com menos conteúdo e pouco dinheiro, até que ele consiga fazer o curso ideal.
Isso também vale para cursos que faltam o conteúdo, ofereça um específico.
Cross Sell
Vemos muitas vezes essa tática em sites de lojas de departamentos, como Wallmart ou Americanas.
Sempre que a venda é colocada no carrinho, a dica é indicar diversos produtos similares ou complementares, e aí você consegue vender muito mais do que pretendia.
Digamos que você é afiliado na Hotmart e faz vendas através de blogs.
Assim que a venda está quase completa, entre em contato com o cliente para oferecer outras possibilidades.
O cliente compra um curso de nutrição ou algo parecido, para agregar, ofereça equipamentos de cozinha para ajudar na dieta, por exemplo.
Fundo de Funil
Nessa técnica a principal estratégia é escrever. Até mesmo neste caso você precisa entender seu público, já que nem todo mundo gosta de ler grandes textos antes de comprar um produto.
Para trabalhar com fundo de funil, a melhores estratégias são blogs, vídeos de reviews, descontos e depoimentos.
Nesta estratégia, crie textos envolventes para captar seu público, utilize técnicas de SEO, Copy e procure bons exemplos para vender seus produtos.
Crie um blog de fácil acesso e textos que vendem e assim, ofereça descontos e vantagens.
Assim, fará um bom fundo de funil.