como ganhar dinheiro com design

Como ganhar dinheiro com design [GUIA COMPLETO]

Você tem um verdadeiro talento como designer gráfico, mas não quer trabalhar como funcionário em uma agência? Esteja ciente de que existem outras possibilidades de monetizar suas habilidades. Mas então, como ganhar dinheiro com design?

Para ajudar você a entender mais sobre como ganhar dinheiro com design, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que um designer gráfico faz?

Um designer gráfico é um profissional em comunicação visual. Sua missão vai além de fazer esboços e desenhos; já que seu principal objetivo é capturar em imagens as mensagens que você deseja transmitir.

Se fizemos um retrato de robô do designer gráfico ideal, é muito provável que ele tenha todas essas habilidades:

  • Seja criativo e contribua com ideias originais. Sua mente deve ser como uma tela em branco antes de cada novo projeto.
  • Obtenha designs que geram emoções e se conectam com o público.
  • Possuir habilidades em diferentes técnicas de desenho.
  • Saiba tudo sobre cores, formas e materiais.
  • Cuide de cada detalhe de um projeto e seja muito perfeccionista.
  • Tenha empatia e seja um bom comunicador.
  • Possuir bom gosto estético e olhar crítico para fornecer os conselhos apropriados.
  • Capacidade de autocrítica, sempre buscando melhorar e dar o melhor de si mesmo.
  • Domine diferentes softwares de design e mantenha-se atualizado sobre tudo o que tem a ver com comunicação visual on-line.
  • Versatilidade para trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo e capacidade de trabalho em equipe.
  • Tenha habilidades de negócios e marketing.

Como ganhar dinheiro com design? 

1. Torne-se um freelancer

Se você gosta de trabalhar em projetos para clientes, mas não gosta das restrições relacionadas ao status do funcionário, tornar-se um freelancer é provavelmente a melhor maneira de monetizar suas habilidades.

Claro, você deve estar pronto para ter mais responsabilidades, porque, como freelancer, terá que procurar clientes, gerenciar os diferentes contratos e até mesmo cuidar da contabilidade. 

Essa também é a principal desvantagem do status freelancer, além da incerteza de renda, que está ligada à sua atividade.

De resto, ser designer gráfico freelancer só terá vantagens, pois se você tiver projetos para retornar com prazos, você é livre para organizar sua agenda como achar melhor, desde que cumpra o prazo estabelecido com o cliente.

Você também tem mais controle sobre projetos do que como funcionário da agência, já que é o único “mestre a bordo”. Além disso, os projetos podem ser muito mais variados, o que às vezes é muito agradável e evita uma rotina que, quando ocorre, pode ser desmotivadora.

Observe que, como freelancer, é relevante se inscrever no Workana e 99freelas para poder se candidatar a projetos enviados por clientes profissionais. 

Contudo, eu recomendo que antes de começar a enviar propostas você tenha um portfólio organizado e que demonstre a qualidade do seu trabalho.

Além disso, muitas vezes você precisará começar a trabalhar com valores baixos para conseguir seus primeiros projetos. Isso porque, a concorrência nas plataformas freelancers é grande.

como ganhar dinheiro com design 2 - Como ganhar dinheiro com design [GUIA COMPLETO]

2. Lance de um blog dedicado ao design gráfico

Para monetizar suas habilidades de design gráfico, também é possível lançar um blog. Onde um projeto como esse se torna interessante é que você pode conduzi-lo em paralelo com uma atividade de designer gráfico freelancer e usá-lo para promover seus serviços.

Ao lançar um blog dedicado ao design, é certo que você não ganhará dinheiro nos primeiros meses. No entanto, como você é um especialista e provavelmente é capaz de oferecer conteúdo original e inédito, você pode gerar tráfego rapidamente.

No entanto, com trabalho e paciência, esse tráfego só aumentará. Se, ao mesmo tempo, você impulsionar a divulgação do seu blog através das redes sociais, sem dúvida poderá esperar ganhar dinheiro, pelo menos a médio prazo.

O verdadeiro problema aqui é a renda a se esperar, já que nada pode garantir que seu blog seja bem-sucedido ou, pelo contrário, que ele terá uma boa reputação.

Se você não está pronto para experimentar a aventura de gerenciar um blog, também é possível se aproximar de desenvolvedores freelancers. Talvez alguns estejam interessados em você criar conteúdo para eles por uma taxa…

Quer ter mais RESULTADOS NO DIGITAL? Saiba mais sobre a minha MENTORIA clicando aqui!

3. Crie temas de site

Como muitos líderes de projetos no mundo da web não necessariamente têm habilidades de desenvolvimento ou design gráfico, eles optam por sites baseados em um tema e um CMS.

Além disso, como designer gráfico, por que não monetizar seus talentos criando esses temas? Na verdade, reserve um tempo para projetar belos modelos que parecem se adaptar a determinados setores de atividade e, em seguida, oferecê-los para venda.

A parte mais difícil será se destacar nesse mercado tão competitivo, mas se você conseguir dar visibilidade às suas criações, é certo que os downloads pagos dos seus temas podem fazer melhor do que completar o final do mês.

Cabe a você ver se é melhor vender suas criações em sua própria loja online ou vender através de um mercado, mesmo que isso signifique ter que pagar uma comissão.

como ganhar dinheiro com design 3 - Como ganhar dinheiro com design [GUIA COMPLETO]

4. Venda gráficos

Se você tem habilidades reais de design gráfico, outra maneira de monetizar seus talentos é simplesmente vender suas criações.

Sim, é bem possível criar arquivos PSD que serão explorados por outros atores no mundo da web, publicidade, comunicação, etc.

Claro, você precisará encontrar um lugar para vender suas criações: cabe a você ver se prefere criar sua própria loja online ou vender através de plataformas especializadas, como Etsy.

Embora seja difícil obter renda total de tal atividade, pode ser extremamente interessante, além da renda, serve para preencher períodos em que o número de pedidos é menor.

5. Desenvolva um curso

Muitos designers gráficos gostam de compartilhar seu know-how nas redes sociais. Bom, saiba que também é possível transmitir por meio de cursos.

Muitas pessoas pesquisam na web cursos em vídeo todos os dias para fazer coisas simples com softwares como Photoshop ou Illustrator. Além disso, por que não criar um curso como “Como criar um logotipo com o Photoshop? “, um tema que interessa ao maior número, para começar?

Ofereça em seu site, mas também em plataformas dedicadas ao curso online, como a Hotmart ou Eduzz. Sem dúvida, isso pode ajudá-lo a gerar receita e, até mesmo, se você conseguir ganhar notoriedade como treinador por causa da qualidade de seus cursos, ganhar muito dinheiro a longo prazo.

como ganhar dinheiro com design 4 - Como ganhar dinheiro com design [GUIA COMPLETO]

Conclusão

Um designer gráfico que não quer trabalhar como funcionário em uma agência de design tem várias possibilidades de monetizar suas habilidades. Ele pode, sim, se tornar autônomo adotando o status de freelancer e desenvolvendo sua própria clientela.

Mas ele também pode lançar um blog, contribuir com blogs sobre design, criar temas para sites, criar arquivos gráficos ou até mesmo realizar cursos online para treinar os designers gráficos.

De fato, existem várias possibilidades para gerar dinheiro através do design. Tudo o que você precisa é, antes de mais nada, analisar seu estilo de vida para assim, poder escolher um método que realmente se adapte.

Além disso, é preciso avaliar o quanto de risco você deseja correr. Existem alguns métodos que podem demorar um pouco para alcançarem resultados, não oferecendo renda. Por isso, pense nisso também.

Gostou de saber mais sobre como ganhar dinheiro com design? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *