Hostinger

Hostinger: como criar um site através dele?

A Hostinger tem foco na hospedagem de sites, mas é preciso que você tome algumas decisões antes de partirmos especialmente para o assunto de hospedagem. Vamos ver como você pode criar o site seu através da hospedagem da Hostinger?

Como criar um site consiste em uma das perguntas mais recorrentes buscadas diariamente na internet e isso justamente porque muitos empreendedores, dos mais diferentes segmentos, estão identificando a importância de se ter um site. Nesse sentido, esse guia se faz perfeito para você, te ajudando nas principais questões relacionadas ao assunto e em como você pode simplesmente colocar o seu site no ar.

Para que você tenha um site é necessário um planejamento sólido, adequado e igualmente é importante estudar o cenário digital. Ou seja, não basta apenas decidir pela criação do site e pronto. Vamos entender melhor isso tudo?

Para ajudar você a entender mais sobre como criar um site com a Hostinger, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Defina os objetivos do seu site

Se você quer criar um site com a Hostinger precisa primeiramente definir os objetivos do seu site. Para isso pergunte-se a si mesmo e responda com honestidade quais serão os objetivos do seu site e o que você espera com ele. Por quê isso é importante? Veja, um e-commerce, por exemplo, demanda de funcionalidades diferentes de um blog.

Ter em mente o objetivo do seu site se faz extremamente importante para podermos direcionar o que o seu site deve contemplar. São várias as categorias que o seu site pode se enquadrar, dentre elas temos blog, educação, e-commerce, notícias e portfólios, por exemplo.

Registre o nome do seu domínio

A partir do objetivo definido você passa a ter um norte do que o seu site precisa apresentar. A partir daqui é importante que você registre o nome do seu domínio. Imagine que você pensa em um nome extremamente interessante e mirabolante, mas como ele não foi registrado, um outro site o utiliza.

É basicamente o que pode acontecer com as marcas. Nenhum outro refrigerante pode ter o nome de Coca-Cola justamente porque a marca já registrou o seu nome.

No caso dos sites, mesmo que você não tenha a intenção de tirar o seu projeto do papel nesse momento, registrar o domínio é fundamental visto que caso alguém registre-o antes, a URL, ou melhor, o domínio ficará indisponível indeterminadamente.

Há sites que auxiliam a verificar se o domínio que você está almejando está disponível, caso esteja, você deve escolher a melhor opção para fazer o seu registro e finalizar o pedido.

Uma dica de ouro aqui é que ao escolher pelo registro do seu site opte pelo final .com.br. Por ser o padrão utilizado no país, será mais fácil os seus visitantes se lembrarem do seu site.

E lembre-se, nomes curtos e simples são mais facilmente assimilados do que nomes longos, com hífen e correlatos, por exemplo, se submetem a mesma regra. Simplicidade diz muito nesse momento.

Quer ter mais RESULTADOS NO DIGITAL? Saiba mais sobre a minha MENTORIA clicando aqui!

Hostinger 4 - Hostinger: como criar um site através dele?

A Hostinger assegura sua hospedagem

Agora você deve escolher qual o melhor plano de hospedagem para o seu site. Para isso, leve em consideração quanto você pode investir nesse momento, e igualmente quais as necessidades que você terá com o site.

Por quê? Porque a depender do serviço de hospedagem escolhido você terá funcionalidades diferentes a disposição.

Para continuarmos vamos pontuar aqui três serviços de hospedagem para projetos iniciantes, para projetos de porte médio e igualmente para grandes projetos. Todos eles estão disponíveis no Hostinger.

Hospedagem compartilhada

Como o nome sugere, a ideia aqui é basicamente como se vários sites diferentes dividissem o mesmo espaço. Como se vários sites compartilhassem uma mesma hospedagem define basicamente esse serviço.

Esse tipo de hospedagem se mostra ideal para projetos de pequeno e médio porte e você pode entendê-lo se pensar em um ônibus, por exemplo. Nesse ônibus temos vários passageiros totalmente independentes uns dos outros. No caso dos sites temos vários sites em um mesmo canal de hospedagem que não apresentam a menor relação entre si.

Pode ser uma opção bem mais barata se comparada com as outras opções que veremos logo abaixo.

Hostinger 3 - Hostinger: como criar um site através dele?

Hospedagem Cloud

A hospedagem cloud consiste em uma opção recente de hospedagem que oferece um servidor compartilhado, como no exemplo anterior, mas igualmente potente.

Por meio do serviço de nuvem essa opção de hospedagem oferece um uptime muito mais confortável para o usuário e isso acaba fazendo a diferença. Com a hospedagem cloud o seu site fica hospedado em diferentes servidores físicos. Caso algum deles deixe de funcionar o seu site ainda estará hospedado em outros servidores que estarão funcionando normalmente.

O melhor desse tipo de hospedagem acaba sendo que caso um servidor deixe de funcionar o seu site não sai do ar, isso porque os outros servidores que seguem operando o mantêm on-line.

Hospedagem VPS

Ainda há outro tipo de hospedagem que você pode utilizar. É a chamada hospedagem VPS, ou Virtual Private Server (Servidor Privado Virtual). Esse tipo de hospedagem garante mais privacidade e igualmente mais liberdade para o usuário dono do site.

Todavia, apesar de ser uma excelente alternativa, para que você possa recorrer a ela, se faz necessário conhecimento prévio em comandos SSH.

Uma característica interessante da hospedagem VPS que pode te fazer considerar esse tipo de hospedagem consiste em um elevado número de personalizações que não estão disponíveis em outras modalidades.

Dentre as configurações disponíveis que você tem acesso com a hospedagem VPS é o gerenciamento de sistemas operacionais e softwares complementares.

Clique aqui para comprar a sua hospedagem!

Instale e configure a plataforma do seu site

Feita a hospedagem, decidindo pela melhor modalidade para você, é hora de realizar a instalação da plataforma do seu site. Estamos na reta final para que o seu site possa finalmente estar disponível.

Agora você vai finalmente começar a construção do seu site, tudo o que você fizer aqui vai interferir diretamente os resultados finais e na estética, por assim dizer, do seu site.

Hostinger 1 - Hostinger: como criar um site através dele?

A plataforma escolhida 

Você precisará escolher a plataforma para construção do seu site. No caso de sites destinados a blogs, sites de notícias e conteúdo multimídia é possível recorrer, por exemplo, ao CMS, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo no qual há uma lista considerável de opções disponíveis e aceitas pela Hostinger.

Dentre elas está disponível, por exemplo, o WordPress e o Drupal, mas claro que elas são apenas algumas das opções.

A depender do CMS que você escolher o processo de estruturação do seu site de fato será um pouco diferente, mas nem por isso será um bicho de sete cabeça difícil de ser dominado.

Se você está criando um e-commerce uma opção para a elaboração de fato do seu site é o Magento ou o PrestaShop. São como o WordPress, mas com funcionalidades específicas para vendedores, ou seja, para lojas.

Há ainda o Criador de Site que é um tipo de criador de sites de maneira facilitada sem a necessidade de domínio da programação. Nesse tipo de criador você só precisa selecionar os elementos que irão compor o seu site e soltar diretamente na página. Simples, não é?

Independente da plataforma escolhida você precisará realizar a escolha de questões diretamente relacionadas com a aparência do seu site. Em alguns será chamado de tema, em outros de design e em alguns de elementos gráficos. Independentemente do nome dado, o papel é construir a aparência do seu site e como os visitantes o verão quando acessarem o seu domínio.

Gostou de saber mais sobre a Hostinger? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *