Juliette Freire, paraibana arretada que levou para casa no início deste mês o prêmio milionário da edição 2021 do Big Brother Brasil, o BBB. A advogada e maquiadora de trinta e um anos, em cem dias de programa conseguiu o que muitas marcas, algumas até mesmo conhecidas no mercado simplesmente, não conseguem em anos no cenário digital
Quais são as lições de marketing que podemos tirar sobre as estratégias utilizadas nas redes sociais da sister? Vamos bater um papo sobre o assunto?
Mesmo confinada Juliette deixou lições importantes sobre ações de marketing para redes sociais e posicionamento de marca on-line. E é possível aprender algumas coisas bem importantes.
O Big Brother foi criado em 2002 em um país que ainda experimentava a internet e a sua ascensão era gradativa e em passos lentos. Apesar disso o programa conseguiu catapultar muitos nomes do anonimato para o mercado publicitário e para a realização de merchandising e para a arrecadação de patrocínios.
Essa edição, entretanto, se tornou uma verdadeira aula de marketing digital e muitos foram os extremos vivenciados sobretudo por conta do boom das redes sociais. Apesar de já virmos de uma era de super conectividade nesse momento tivemos uma grande polarização do jogo e as redes sociais foram umas das ferramentas mais importantes nesse sentido.
Muitas foram as lições de marketing que pudemos aprender com uma participante em especial e suas redes socais. Já a partir da metade do jogo em diante Juliette se tornou a favorita e consagrou sua vitória com uma taxa de aceitação de quase noventa e um por cento.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o efeito Juliette, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Conteúdo
O feito de Juliette
A advogada, maquiadora, paraibana de trinta e um anos conseguiu em apenas cem dias de programa o que muitas marcas não conseguem em anos. Juliette confinada conseguiu o que poucos influenciadores conseguem sobretudo em um prazo tão curto.
A paraibana saiu da casa de três mil seguidores quando entrou na casa mais vigiada do Brasil e saiu do programa com mais de vinte e oito milhões de seguidores e o número absoluto não para de crescer. Além disso, Juliette tem deixado para trás personalidades há muito tempo conhecidas como Cristiano Ronaldo, Anita e Kim Kardashian no que diz respeito a engajamento.
Recentemente uma foto postada pela campeã rendeu mais de duzentos e cinquenta e quatro mil comentários em apenas onze minutos. Desbancando com isso o craque C7, Cristiano Ronaldo. Em outras palavras, o Brasil inteiro quer a Juliette.
Ainda de acordo com dados de engajamento da paraibana, segundo relatório do mLabs, Juliette havia conquistado, à época do relatório, cerca de dezessete milhões de interações em sua rede social. A mais nova queridinha do Brasil totalizava uma interação percentual de quase oito por cento.
Para que você tenha uma ideia, Anitta possui, segundo o mesmo relatório, taxa de engajamento de 1,7% enquanto Beyoncé taxa de 1,2%.
A pergunta que fica diante de tantos números é exatamente o que fez com que tantas pessoas passassem a seguir a maquiadora? Claro que boa parte dessa resposta está em quem a Juliette é, isso é verdade, mas mais do que isso, também diz respeito as ações estratégicas feitas em suas redes sociais.
Da mesma forma que o que a Ju é e representa, uma boa estratégia de marketing impacta diretamente os seus resultados. Todavia, nenhuma boa estratégia de marketing sustentariam um personagem falso. Ou seja, é um mix do que ela representa, o que é e como é e igualmente as ações realizadas sobre isso.
O carisma, o bom coração e a história da Juliette, assim como o bom gerenciamento de suas redes sociais foi o que garantiu para ela a conquista do prêmio de um milhão e meio que ela levou para casa com um elevadíssimo índice de aprovação.
Os cactos
Os cactos foram uma marca forte da presença da participante nas redes sociais. E foi uma criação da sua equipe de marketing composta por Huayna Tejo e Maria Tereza Falcão que gerenciam suas redes sociais. Ambas estavam a frente do gerenciamento das redes em diferentes plataformas, Instagram, Twitter, Tiktok, etc.
As profissionais assumiram as redes de Ju a convite de uma amiga da sister assim que ela foi confirmada como participante dessa edição. E outros especialistas foram convidados para estarem responsáveis por outras redes. Todos eles gerenciavam a torcida Cactos criada para denominar os fãs da sister.
A alimentação das redes da Juliette pela equipe responsável foi muito além de simplesmente puxar mutirões de votos para a permanência da sister ou de aliados no jogo e a estratégia usado foi sobretudo o do Storytelling.
Eles realizavam o aproveitamento de takes advindos de dentro da casa. Ms também falavam especialmente com o público externo que foi decisivo para a vitória da sister.
Nenhuma das redes ficou sem interação com os seguidores que foi realizada de maneira constante e coerente. Aliás, a consistência das postagens, a coerência da participante dentro da casa foi fortalecendo a conexão dos seguidores com quem cuidava das suas redes sociais.
A equipe responsável pelas redes de Juliette também receberam os cuidados de Candy Ferraz, responsável pelo Twitter e de Rallyson Targino responsável pelo Tiktok da mais nova queridinha do Brasil.
Quer ter mais RESULTADOS NO DIGITAL? Saiba mais sobre a minha MENTORIA clicando aqui!
Comunicação com o público externo fez a diferença
Os administradores da conta da musa estiveram sempre atentos a todas as interações feitas nas redes da morena. Um exemplo é se a Juliette aparecia cantando dentro da casa e um seguidor fazia um remix no Instagram ou regravava o vídeo da sister o perfil simplesmente repostava.
Se algum seguidor fazia uma homenagem para a sister, como quadros, desenhos ou correlatos, o perfil repostava. Isso reforçava gradativamente a interação entre personalidade e sua audiência.
Caso algúem compusesse um look igual ao da sister na casa, o perfil repostava, essa troca também fortalecia a comunidade com a consistência nas postagens de conteúdo que nem mesmo eram advindos das próprias redes da sister.
O que também ajudou bastante a alavancar as redes da sister foi a identificação de personalidades já conhecidas do grande público que foram agregando e muito para a sua presença digital.
Cases de sucesso da sister Juliette
Comprometimento, bom engajamento e carisma, Juliette reúne tudo o que as marcas esperam e desejam para trabalhar com um influenciador.
De fato, o comportamento da sister dentro da casa e o comprometimento, e a responsabilidade de sua equipe de marketing aqui fora fez com que a participante rapidamente se tornasse muito desejada para a realização de campanhas para as marcas mais badaladas do país.
A sister já está cotada para participar de campanhas das marcas patrocinadoras do Big Brother Brasil. E igualmente para inúmeras outras tais como Chilli Beans, L’Oreal Paris e Riachuelo.
Um exemplo claro de que a morena consegue impulsionar vendas é o exemplo do sapato usado na entrevista com a Ana Maria Braga após sair do confinamento. O produto simplesmente esgotou em poucos minutos isso sem uma ação de marketing para tal.
Em suma, outro exemplo é o Pippo’s. Após um áudio vazado da sister reclamando que não estava encontrando o salgadinho em local algum fez o produto simplesmente bombar em diversas áreas do país. Resultando até mesmo em uma comercialização acima do valor de mercado. Normalmente vendido por dois e cinquenta, o salgadinho chegou a ter a sua comercialização em quatro reais e quarenta centavos.
Gostou de saber mais sobre a Juliette? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!